Praia das Pedras de Sapiatiba, em São Pedro da Aldeia, recebe Bandeira Azul
08/12/2024
A bandeira é atribuída a praias que cumpram um conjunto de requisitos de qualidade ambiental, segurança, bem-estar e infraestrutura de apoio. A Praia das Pedras de Sapiatiba, em São Pedro da Aldeia, na Região dos Lagos, voltou a hastear nesta sexta-feira (6) a Bandeira Azul. O símbolo internacional foi hasteado pela segunda temporada consecutiva.
O símbolo internacional foi hasteado na Praia das Pedras de Sapiatibapela segunda temporada consecutiva.
Divulgação/Prefeitura de São Pedro da Aldeia
O Programa Bandeira Azul promove o desenvolvimento sustentável em áreas de água doce e marinhas. O objetivo é desafiar autoridades locais e os gestores de praia a alcançarem altos padrões de qualidade em quatro temas: qualidade da água, gestão ambiental, educação ambiental e segurança.
A bandeira Azul é atribuída a praias que cumpram um conjunto de requisitos de qualidade ambiental, segurança, bem-estar e infraestrutura de apoio.
Divulgação/Prefeitura de São Pedro da Aldeia
A praia está localizada no bairro Praia Linda e foi uma das primeiras praias lagunares a receber o título. Foi realizada, ainda, a entrega de um certificado de Parceiro Bandeira Azul pelo Instituto Escola do Mar.
“Hoje é um dia emblemático, estamos aqui pelo segundo ano hasteando a Bandeira Azul na Praia das Pedras de Sapiatiba. Isso é fruto de um trabalho que vem sendo feito ao longo dos anos e em conjunto entre as Secretarias, instituições parceiras. Temos várias praias em condições de balneabilidade e temos mais de 100 análises com bons resultados aqui na Praia das Pedras de Sapiatiba, isso é primordial”, apontou o secretário de Meio Ambiente e Pesca, Mario Flavio Moreira.
Uma das responsáveis pela coleta das amostras, a servidora Maiara Fernandes, auxiliar administrativo da Secretaria de Meio Ambiente, comentou sobre a função. “A coleta é feita a cada 15 dias e para fazer a coleta da água, a gente entra em torno de cinco metros na água e recolhe cinco frascos para levar ao laboratório. Fiquei muito feliz com a homenagem, é um projeto muito bacana, a gente já vem acompanhando desde a primeira bandeira e lá na Secretaria todo mundo abraçou”, comentou Maiara Fernandes.